Quem somos

... "O teatro começa onde a palavra não é mais suficiente." (A. Artaud)

Projetos Sociais

O lema é... Arte para Reintegração Social!

Projeto - Guajará-Mirim/RO


Seu foco são crianças e jovens, na tentativa de descobrir talentos para essa nobre arte. Na peça “Entre pétalas e pedras”, os nossos artistas tiveram um público que viu ressocializandos atuando em cena, como integrantes da Peça, visando com aquela mensagem reintegrá-los, através da ação psicológica que a história levava, uma vez que a reflexão que continha se traduzia pela expressão de que “se queremos, somos capazes”. Tiveram até a “participação” do Chico Buarque, através da sua “Roda Viva”, como fundo musical, via CD.


Projeto Vira Vida - Porto Velho/RO
Site Oficial: http://www.viravida.org.br/

O impacto social gerado pela construção das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, ambas no Rio Madeira, a 150 km de Porto Velho, foi evidenciado pelo grande número de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes na Região. Segundo relatório da Plataforma Brasileira Dhesca, no período compreendido entre 2007 e 2010, o número de estupros cresceu 208%, o número de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual cresceu 18% e houve 44% de aumento no número de homicídios dolosos.


Diante deste cenário, as instituições do Sistema S realizam um trabalho integrado que visa contribuir para minimizar os reflexos das grandes obras sobre a população local.
Desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, o programa ViraVida busca promover a elevação da auto-estima e da escolaridade dos adolescentes e jovens participantes, para que desvendem o próprio potencial e assim conquistem autonomia. O processo sócio educativo está baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses adolescentes e jovens. Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica, noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.
Desde Julho de 2011 o grupo pLÓpTuS ministra aulas de teatro para os alunos do Projeto. Meninos e meninas de 15 à 21 anos se envolvem e se encantam à arte de se desvenciliar de seus pensamentos e criar pensamentos e ações à seus personagens.
As aulas são ministradas pelas professoras Melissa Barbosa e Amanda Norbiatto, e já foram realizados dois projetos teatrais:
  • Metamorfose
Uma esquete criada através de ideias em grupo, com depoimentos reais que conta a vida de jovens e crianças na luta contra exploração sexual. Do nascimento ao magnífico voo da borboleta.

- Prêmio SESI Nacional 1° Lugar , no 3° Seminário Nacional de Juventude 
  • Bonecas de Pano
A história de Zânia, uma menina que precisa enfrentar o difícil caminho entre sua casa e o posto, onde caminhoneiros todos os dias pernoitam. Com uma pequena lista de compras nas mãos ela sabe que esse é o único meio de alimentar os irmãos. A peça é inspirada do conto de mesmo nome de Éder Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário